13 de outubro de 2011

Nutrição Infantil: Pensando no Futuro dos Pequenos

Feliz Dia das Crianças!!!!
A alimentação das crianças até três anos de idade deve ser balanceada, tomando-se o cuidado de não deixar faltar ferro (principalmente o das carnes), uma vez que a sua ausência torna a criança vulnerável à anemia.

A vitamina A, presente nas verduras, frutas e legumes (mamão, cenoura, abóbora, espinafre...) não pode deixar de ser ingerida na alimentação. A vitamina C e o cálcio, também são essenciais ao bom desenvolvimento, além das fibras, presentes nas verduras e legumes.

As crianças são todas diferentes e os seus hábitos alimentares variam muito em função da idade, estados de espírito, saúde, épocas do ano, etc. Para muitos pais a hora da refeição é algo de problemático, seja porque os seus filhos se recusam a comer determinados alimentos, seja porque tendem a comer de mais.

Ao contrário do que é comum pensar-se, comer muito não é sinônimo de comer bem, e uma criança gordinha, embora possa parecer saudável, pode não estar a fazer uma alimentação equilibrada, o que lhe trará problemas no futuro.

Os pais e educadores devem estabelecer a disciplina nas refeições, quer em termos de horários, locais ou dos próprios hábitos alimentares das crianças. Lembre-se: da alimentação do seu filho em criança dependerão, muito provavelmente, os seus hábitos alimentares no futuro.

Em termos gerais, uma refeição principal equilibrada deverá ser composta por uma parte maior de carboidrato (arroz, massa, ou batata), acompanhada de uma parte menor de alimentos protéicos (carne, aves, peixe, ovos ou feijão). O consumo de gorduras deve ser feito em quantidades mínimas.

Uma criança que recuse determinado tipo de alimento pode não estar apenas a fazer birra ou a ser esquisita. De fato, a introdução dos variados tipos de alimentos na dieta alimentar das crianças deve ser feita de forma gradual, espaçada e tendo em conta que uma criança não tem a capacidade de digerir o mesmo tipo de alimentos que de um adulto. Sempre que pretender dar pela primeira vez um determinado alimento à criança, dê-lho a provar com uma colher pequena ou com o dedo. Se a criança gostar, dê-lhe mais, até que, por fim, possa apresentar o prato completo.

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