É uma planta nativa do Peru, Colômbia e Chile, que produz um grão pequeno muito consumido pelas tribos Andinas na Bolívia. No Brasil ela começou a ser conhecida e pesquisada na década de 80 pelo Embrapa.
Mas o que chama a atenção nesse grão é a combinação de aminoácidos (componentes de proteínas). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, dois desses que é exclusividade de alimentos de origem animal, por isso é tão importante na formação da musculatura e aceleração do metabolismo, ajudando então a queima de gorduras.
A QUINUA possui 23% de proteína de alto valor biológico, 20% de gordura e o restante de carboidratos, vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, minerais como: Ferro, Cálcio e Fósforo. Tem qualidade nutricional melhor que qualquer outro grão. Dentre os aminoácidos, ele também possui a lisina, que é responsável para ajudar a fortalecer a imunidade e melhorar a memória. As fibras controlam o funcionamento do intestino, absorção de glicose e colesterol.
Existem diversos tipos de grão de quinua, onde a branca, vermelha e preta são as mais consumidas no Brasil, mas pesquisas indicam que a quinua real branca é um dos tipos que apresenta uma composição mais completa quando comparadas as demais.
Esses grãos podem ser utilizados nas mais diversas preparações, como nas saladas, bolinhos com legumes ou serem cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo. Os flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, sucos, salada de frutas e vitaminas. No caso das farinhas, elas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.
Recomendação: 1 colher de sopa já traz beneficio a saúde.
Quem pode consumir?
A Quinua é recomendada para indivíduos de todas as faixas etárias.
CRIANCAS:
- Contem lisina (aminoácido): desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos, memória e aprendizagem.
ADULTOS:
- Seu teor de fibras elevado favorece bom funcionamento intestinal, alem de auxiliar na redução de gorduras e açúcares absorvidos.
VEGETARIANOS:
- Por não consumirem alimentos de origem animal, a Quinua torna-se uma excelente fonte protéica.
PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA / ATLETAS:
- Quantidade elevada de aminoácidos;
- Auxilia na recuperação das fibras musculares;
- Fácil digestibilidade;
- Concentração reduzida de colesterol e gordura.
CELÍACOS (Doença Celíaca):
- Por apresentarem intolerância ao glúten (uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe, etc.), a Quinua atua como alternativa de consumo no grupo dos cereais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário