25 de outubro de 2011

Prevenção Contra Osteoporose

A osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada como o segundo maior problema de saúde no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. É uma doença esquelética, caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com conseqüente aumento da fragilidade do osso e suscetibilidade à fratura. Acomete ambos os sexos; no entanto, é mais comum em mulheres na pós-menopausa devido à diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio que tem ação protetora sobre o osso. Além da deficiência estrogênica, outros fatores também influenciam na redução e perda de massa óssea, como baixa ingestão de nutrientes, como o cálcio, vitamina D, magnésio, zinco, cobre e boro; além de baixa exposição solar.

As principais fontes de cálcio são: gergelim, amêndoas, melado, soja, vegetais verdes folhosos escuros, tofu, feijões, brócolis entre outros.

Mas cuidado, todo excesso é prejudicial, inclusive de cálcio, pois o excesso pode levar a problemas renais e desequilíbrio com outros minerais, prejudicando a saúde como um todo.

Algumas dicas para aumentar o consumo e a absorção de cálcio:
·         Diminuir a ingestão de sal;
·         Não consuma proteínas em excesso;
·         Cuidado com o excesso de gordura: pode aumentar excreção de cálcio. Excesso de cafeína: diminui a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dieta pobre em cálcio e aumenta a excreção de cálcio em mulheres na menopausa.
·         Evitar ingerir fontes de cálcio com excesso de ferro porque estes nutrientes interagem entre si, diminuindo a absorção do cálcio.
·         Evitar consumir fontes de oxalato, por exemplo, o chocolate, no mesmo horário que as fontes de cálcio, pois eles se ligam e são excretados nas fezes, diminuindo seu aproveitamento.
·         Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que vai fazer o cálcio ser bem aproveitado e realizar suas funções.

Dia 20 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose e o blog dá várias dicas para a prevenção contra essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário