31 de outubro de 2011

Os Benefícios do Óleo de Coco

Auxiliar na redução do peso corporal, melhora do colesterol HDL e prevenção de doenças cardiovasculares

O óleo de coco extra virgem é um produto natural de origem vegetal derivado da massa do coco (Cocos nucífera L.), rico em vitamina E, ácidos graxos saturados, ácidos de cadeia média, de fácil metabolização o e baixa capacidade de oxidação no organismo.

Ação Terapêutica:
- Auxilio no gerenciamento do peso corporal, gordura abdominal e efeito sacietógeno;
- Auxilio na prevenção contra doenças cardiovasculares;
- Auxilio como antiinflamatório;
- Antibacteriano, antiviral e antiprotozoário (acido laurico - > monolaurina);
- Aumento de fração do HDL colesterol;
- Aumento da resposta imunológica e diversos microrganismos;
- Antioxidante.

Mecanismo de ação:

O óleo de coco e denominado extra virgem pelo fato de possuir um índice de acidez inferior a 0,5%. Além disso, o teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao do leite humano, o que significa que ela é de fácil digestão, gerando energia rapidamente e efeito benéfico sobre o sistema imunológico. A vantagem do óleo de coco e que a monolaurina só atua contra bactérias e microrganismos patogênicos, e não afeta a flora intestinal benéfica.

Recentes pesquisas comprovam a atividade antiinflamatória do óleo de coco extra virgem devido a sua capacidade de elevar os níveis da interleucina 10, um poderoso agente antiinflamatório. Alem disso, reduz o risco de câncer, regulariza o ritmo intestinal, ajuda controlar o diabetes, melhora a digestão e absorção de nutrientes, aumenta o metabolismo, ajuda na perda de peso pela “queima” de gorduras, ajuda a prevenir a osteoporose, aumenta os níveis de energia, mantém a pele macia e, pela sua ação antioxidante, reduz o processo de envelhecimento.

O óleo de coco é rico em vitamina E, e contém uma boa quantidade de glicerol, que é importante para a produção de ácidos graxos saturados e insaturados de acordo com as necessidades orgânicas.

Reações adversas:
Não há relatos ate o momento, nas literaturas pesquisadas.

Contra-indicações:
Não há contra indicações ate o momento nas literaturas pesquisadas, mas e sempre aconselhável consultar um profissional habilitado para prescrição.

Posologia:
De 1 a 2 colheres de sopa por dia, quando tomado puro.

Em 1 cápsula (softgels 1g) duas vezes ao dia, antes das principais refeições, ou conforme orientação médica ou do nutricionista.

Como utilizá-lo na alimentação?
· No cozimento dos alimentos, substituindo outros óleos e gorduras.
· No preparo de bolos e pães, substituindo a margarina e óleo vegetal.
· Como o azeite, colocando-o diretamente sobre as refeições quentes e saladas.
· Adicionado a shakes .
· Misturado com granola, iogurtes e frutas picadas.
· Outra opção é ingerir 30 minutos a 1 hora antes das refeições com o objetivo de aumentar o gasto energético e aumentar a saciedade

Incompatibilidades:
Não há relatos ate o momento, nas literaturas pesquisadas.

Toxicidade e mutagenicidade:
Não há relatos ate o momento, nas literaturas pesquisadas.



28 de outubro de 2011

Podemos comer de tudo no final de semana?

Enfim chegou a tão esperada sexta-feira…dia de sair com os amigos e se divertir! Mas aí surge a pergunta que não quer calar: Podemos comer de tudo no fim de semana?

Muitas pessoas que desejam perder peso cometem o erro de ficar quase sem comer durante a semana, e quando chega a sexta-feira, saem comendo tudo que aparece pela frente até o domingo, para na segunda-feira fechar a boca novamente.

Agindo desta maneira não se tem o efeito desejado, pois para que a perda de peso seja saudável e duradoura é necessário adotar hábitos alimentares saudáveis e associar a prática regular e orientada de atividade física.

Uma forma de manter uma alimentação equilibrada no fim de semana é procurar realizar de 05 a 06 refeições no dia, com um intervalo de 03 horas entre elas. Isso mantém o metabolismo ativo, aumenta o gasto de calorias e evita episódios de compulsão alimentar.


Itens que não devem ficar de fora do cardápio são frutas, verduras e legumes (de preferência orgânicos) e cereais integrais, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras.

Outra questão que não pode ser esquecida é a ingestão de líquidos, que deve ocorrer durante todo o dia. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, opte por água, água de coco e sucos de frutas naturais.

Cuida-se e juízo no final de semana!!!!!!!!!!!!!!

27 de outubro de 2011

Como iniciar uma mudança de hábito, para perda de peso?

Você já ouviu falar de mente magra?


Por isso precisamos esquecer que se existiu um passado, pois o passado não podemos mudar, então para que ficar remoendo o que já aconteceu? Já o futuro podemos só imaginar, mas não temos certeza se o que imaginamos irá se concretizar. Agora, o que temos certeza é o que planejamos para hoje e o que concretizamos hoje.

Se por um acaso você acordou triste e acabou comendo a metade do bolo que sobrou do aniversário, não importa, pois isso é o passado. Mas o que você pode fazer agora para mudar este quadro? Comer algo mais leve no almoço e no jantar, ou então sair para fazer uma caminhada. Mas nunca partir do princípio que já que você comeu o bolo, o dia está perdido, e você pode comer todos os docinhos e os salgadinhos que sobraram. Pois o dia não está perdido!

Você quer se exercitar? Porque você não começa agora? Ainda está no trabalho? Então planeje uma caminhada assim que você sair do trabalho. O importante é planejar e concretizar o que planejou para hoje.

Podemos passar dias planejando a nossa vida, mas quando começamos a por em prática o que planejamos o plano se torna o presente e vemos os resultados do que planejamos.

Agora se você fez mudanças no seu presente e não obteve o sucesso que queria isso não é uma razão para desanimar, pois com certeza você aprendeu algo e também fez conquistas. Talvez você não tenha conquistado 100% do seu objetivo inicial, mas com certeza conquistou alguma porcentagem dele. Então comemore o que foi conquistado e continue na batalha até atingir os 100% do que foi traçado.

A minha proposta é a seguinte:
Comece com pequenas mudanças, mudanças que sejam extremamente pequenas, mas super fáceis de concretizar.
Por exemplo:
  • Você toma refrigerante todos os dias? Então tome refrigerante apenas seis dias por semana.
  • Você não faz nenhum exercício? Então faça uma caminhada de 30 minutos uma vez por semana.
  • Você trabalha no primeiro andar? Então suba de escada ao invés de pegar o elevador.
O Segredo é escolher uma coisa tão fácil que se torna ridículo de tão fácil. Mas faça, não tente, apenas faça. Depois que isso virar uma rotina você vai sentir vontade de tentar algo um pouco mais difícil e isso gera um ciclo vicioso e você terá vontade de concretizar cada vez mais coisas.

Vamos começar a fazer algumas mudanças!!!!!!!


26 de outubro de 2011

Chá Branco X Chá Verde


Tanto o chá verde e o chá branco são produzidos a partir de um processo químico de oxidação (incorretamente chamado de fermentação) das folhas de uma planta chamada Camelia sinensis. Entretanto, a diferença entre estes dois chás é que o chá branco é colhido quando as folhas ainda estão bem jovens, ou seja, o que diferencia é quando as folhas desta planta serão colhidas.

As pesquisas indicam que o chá branco, por ter as folhas mais jovens, possui maior concentração de catequinas, que são as principais substâncias ativas do chá branco e do chá verde. Além de possuir maior concentração de catequinas, os estudos indicam que estas catequinas do chá branco são mais ativas que as catequinas de outros chás.

Portanto, os estudos sugerem que, por apresentarem essa maior concentração de catequinas, seu efeito é mais potente. Porém, vale ressaltar que os estudos sobre o consumo de chá branco em humanos são escassos.

O consumo regular de chá verde oferece diversos efeitos protetores ao organismo, devido à redução do processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, além de poder auxiliar na perda de peso (devido ao seu efeito termogênico comprovado), quando associado a outras mudanças na alimentação e hábitos de vida.

Devido ao chá verde e o chá branco apresentarem concentrações de taninos, que são substâncias que podem inibir a absorção dos outros nutrientes que ingerimos em nossa alimentação, é recomendado que estes chás sejam consumidos longe das principais refeições, para que não ocorra esse prejuízo na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. Além disso, pela presença de cafeína, é importante que esses chás sejam evitados ser consumidos a noite, para não prejudicar o sono. É importante também lembrar que pessoas com pressão alta devem consultar seu médico antes de consumir o chá verde, pois devido à presença da cafeína, pode promover um aumento na pressão sanguínea deste grupo.

Os estudos indicam que o consumo ideal de chá verde para garantir os benefícios das catequinas é de 4-5 xícaras ao dia. Conforme já mencionado, os chás devem ser ingeridos longe das refeições, para não atrapalhar a absorção dos nutrientes, e evitar seu consumo a noite, para não prejudicar o sono, devido à presença de cafeína.

Os chás podem ser preparados em uma quantidade suficiente para ser ingerido ao longo do dia. Porém, é importante lembrar que ele nunca deve ser reaquecido. Caso a preferência seja de seu consumo quente, é interessante que ele seja consumido então logo após o seu preparo.



25 de outubro de 2011

Prevenção Contra Osteoporose

A osteoporose, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada como o segundo maior problema de saúde no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. É uma doença esquelética, caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com conseqüente aumento da fragilidade do osso e suscetibilidade à fratura. Acomete ambos os sexos; no entanto, é mais comum em mulheres na pós-menopausa devido à diminuição dos níveis de estrógeno, hormônio que tem ação protetora sobre o osso. Além da deficiência estrogênica, outros fatores também influenciam na redução e perda de massa óssea, como baixa ingestão de nutrientes, como o cálcio, vitamina D, magnésio, zinco, cobre e boro; além de baixa exposição solar.

As principais fontes de cálcio são: gergelim, amêndoas, melado, soja, vegetais verdes folhosos escuros, tofu, feijões, brócolis entre outros.

Mas cuidado, todo excesso é prejudicial, inclusive de cálcio, pois o excesso pode levar a problemas renais e desequilíbrio com outros minerais, prejudicando a saúde como um todo.

Algumas dicas para aumentar o consumo e a absorção de cálcio:
·         Diminuir a ingestão de sal;
·         Não consuma proteínas em excesso;
·         Cuidado com o excesso de gordura: pode aumentar excreção de cálcio. Excesso de cafeína: diminui a retenção de cálcio no organismo de pessoas com dieta pobre em cálcio e aumenta a excreção de cálcio em mulheres na menopausa.
·         Evitar ingerir fontes de cálcio com excesso de ferro porque estes nutrientes interagem entre si, diminuindo a absorção do cálcio.
·         Evitar consumir fontes de oxalato, por exemplo, o chocolate, no mesmo horário que as fontes de cálcio, pois eles se ligam e são excretados nas fezes, diminuindo seu aproveitamento.
·         Tenha uma alimentação equilibrada, pois a ação em conjunto dos nutrientes é que vai fazer o cálcio ser bem aproveitado e realizar suas funções.

Dia 20 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose e o blog dá várias dicas para a prevenção contra essa doença.

24 de outubro de 2011

Dieta Desintoxicante

Hoje o blog dará uma dieta desintoxicante para quem acabou exagerando no final de semana, só poderá 1 vez na semana e apenas adultos!!!!!!
Vale ai essa dica!
Café da manhã
- ½ pote de iogurte natural desnatado, ou iogurte light de fruta;
- 1 colher de sopa de aveia;
- ½ mamão papaya;
- 2 rodelas de abacaxi.
Obs: picar as frutas e colocar o iogurte, aveia.

Lanche da manhã
- 1 maça pequena ou 1 unidade laranja
Almoço
- Folhosos verdes escuros (á vontade)
- 1 unidade de cenoura cozida ou  2 colheres de sopa de moranga cozida
- 2 colheres de sopa de arroz integral ou branco
- 1 unidade média de bife de frango grelhado
- 1 colher de chá de azeite de oliva
- 1 unidade de laranja

1°Lanche da tarde
- 4 unidades de ameixa preta seca
2°Lanche da tarde
- 2 fatias de pão de forma integral
- 1 fatia média de queijo branco ou 1 ponta de faca de requeijão light
- Suco de mamão com laranja (adoçante)
                             = 2 fatias médias de mamão
                             = 3 unidades de laranja
                             = água p/ ajudar bater no liquidificador
Jantar
O mesmo do almoço, mas sem o arroz integral ou branco.
Ceia
- ½ mamão papaya ou 1 unidade pequena de maça ou 1 unidade de laranja.

Obs: Neste dia não pode comer: leite, brócolis, doce, refrigerante, couve-flor, carne vermelha, fritura..)
- Ingerir no mínimo 2 litros de água no dia, e realizar as refeições de 3 em 3 horas.
 - Fazer esta dieta só 1 vez por semana.

21 de outubro de 2011

Os Males da Fritura no Organismo

A fritura é o superaquecimento de algum tipo de gordura animal (banha de porco) ou de gordura vegetal (óleos vegetais), sendo que atualmente, com o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida, a fritura com óleos vegetais é a mais utilizada. E nunca se deve reutilizar o óleo da fritura na alimentação.

A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, dando lugar a uma gordura chamada de gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças. A fritura pode também promover a formação da gordura trans, que é uma gordura que está diretamente relacionada com o aumento de doenças cardiovasculares e com a piora do quadro de saúde de uma maneira geral. Além disso, a fritura pode promover a formação de uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.

Os estudos indicam que os principais problemas de saúde relacionados com estes tipos de gorduras encontradas na fritura, quando consumidos em excesso, são: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade, entre outras.

Além disso, a fritura torna o alimento consumido com uma característica inflamatória, isto pode como conseqüência estimular o acumulo de gordura abdominal e também pode levar a um estado resistência à insulina que pode trazer sintomas como cansaço, mal estar, falta de energia, dores de cabeça, etc.

Desta forma, as frituras devem ser consumidas esporadicamente, e a substituição destes tipos de gorduras por opções mais saudáveis deve ser realizada diariamente, associado a adoção de outros hábitos alimentares saudáveis, para garantir prevenção de doenças e a otimização da saúde. Sendo assim, as preparações fritas devem ser substituídas por preparações grelhadas, cozidas, ensopadas e assadas.

Além disso, não devemos nos esquecer de ingerir diariamente alimentos que são fontes de gorduras de boa qualidade. Dentre eles, destacam-se os peixes e as oleaginosas, que são ricos em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-3, que está associado com diversos benefícios ao organismo, como a redução da inflamação, a redução do colesterol do sangue, e o melhor desenvolvimento do cérebro.



20 de outubro de 2011

Diet x Light: Entenda a Diferença

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou uma legislação conceituando os produtos light e diet.


Diet pode ser usado nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteína, sódio) e nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

Light deve ser empregada nos produtos que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou em calorias, comparado com o alimento convencional.

Dessa maneira, a primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto o diet precisa ser isento de um determinado nutriente, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias.

A segunda diferença é conseqüência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença. Se, o alimento light apresentar eliminação do nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido pelos diabéticos.

19 de outubro de 2011

O Poder da Água

A água é o nutriente mais importante para a manutenção da vida, sendo que não conseguimos sobreviver após mais de 100 horas de restrição da mesma. Assim, nenhum outro nutriente é mais essencial e requerido em quantidades tão grandes como a água. A quantidade presente no organismo varia de acordo com a fase da vida e entre os gêneros, e está distribuída no meio intra e extracelular. De maneira geral, a água forma 2/3 do nosso peso corporal, compondo 83% do sangue, 75% dos músculos, 74% do cérebro e 22% dos ossos.

As principais funções da água no organismo são: transportar e distribuir nutrientes, metabólitos, hormônios e outros materiais pelo corpo e dentre as células; agir como solvente; remover produtos de excreção através da urina e das fezes; agir como reagente em reações metabólicas; agir como termorregulador; lubrificar estruturas do corpo; formar mucos protetores; protetor de choque mecânico, como por exemplo, no cérebro; entre muitas outras.

A desidratação, que começa com a perda de 2 a 3% do peso corporal, causa sintomas como cansaço, dores de cabeça, diminuição do estado de alerta, podendo chegar à morte em uma situação de perda de mais de 10% do peso corporal. Sintomas mais brandos, como diminuição da concentração, têm sido observados em escolares no final do dia.

A água deve ser tomada ao longo do dia, principalmente antes de dormir, logo ao acordar e antes, durante e após o exercício físico. Em relação a sua ação no controle do peso corporal, estudos mostram que pessoas que ingerem água, consomem 9% menos calorias em comparação àquelas que não ingerem. Porém, a água, ou qualquer outro tipo de líquido, não deve ser ingerida junto com as refeições, pois há diluição do suco gástrico, prejudicando a digestão e absorção de muitos nutrientes. Seu possível efeito no controle do peso se dá quando a ingestão é feita 30 minutos antes das refeições, pois reduz a quantidade de energia ingerida na refeição. Um estudo mostrou que pessoas que ingeriram mais de 1 litro de água por dia por 12 meses, obtiveram maior perda de peso (em torno de 2kg a mais) em relação às que ingeriram quantidades menores. Entretanto, as informações em relação à ingestão foram somente relatadas, sendo que ainda não há nenhum estudo onde há intervenção que correlacione o aumento da ingestão com a perda de peso. Assim, mais estudos são necessários para confirmar essa possibilidade.

Possivelmente há outros benefícios do consumo de água para a manutenção do peso, como o aumento da taxa metabólica basal, deixando o metabolismo mais acelerado. Ainda falta esclarecer a quantidade e os horários que a água deve ser ingerida para se obter esses resultados.

Vale ressaltar que devemos sempre optar por água de boa qualidade. Sendo assim, atuando diretamente no controle de peso ou não, ingerir água em quantidades adequadas favorece o equilíbrio do organismo, permitindo que todas as funções sejam realizadas harmonicamente. Como conseqüência, o controle e a perda de peso se tornam mais fáceis.

A recomendação diária do Instituto de Medicina, publicada em 2004, sobre o consumo de água para adultos é de 3,7L para homens e 2,7L para mulheres, incluindo a água total de todas as bebidas, como café, chá, sucos, e presente nos alimentos. Porém, isso pode variar de acordo com a idade, gênero (homens possuem mais massa muscular, o que aumenta o gasto energético), atividade física, condição patológica ou psicológica, umidade e temperatura do ambiente.

18 de outubro de 2011

Opções de Lanche no Jantar


Sanduíche Natural com pasta de grão de bico

-   Pão integral – 2 fatias;
-   Pasta de grão de bico – 1 colher de sopa;
-   Atum (3 colheres de sopa) ou Sardinha (1 unidade de filé);
-   Salada: cenoura, tomate, pepino e alface.

Receita da pasta de grão de bico
Ingredientes:
-   1 xícara de chá de grão de bico;
-   1 unidade do limão (caldo);
-   Cheiro verde, alho, cebola á gosto;
-   1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem;
-   ½ colher de café de sal.

Modo de preparo:
Cozinhe o grão de bico na panela de pressão com bastante água. Bata no liquidificador todos os ingredientes utilizando a água da cocção. A consistência deve ficar de uma pasta, não pode ficar muito mole.
Quantidade de 1 porção = 1 colher de sobremesa.
Obs.: Pode congelar em potes pequenos.
 
Sanduíche de Frango

Ingredientes:

-   2 fatias de pão integral ou 1 unidade pão sírio;
-   100g de frango desfiado (preferência: peito de frango);
-   100g de cenoura ralada bem fininha;
-   ½ unidade de tomate sem semente (picado tipo vinagrete);
-   2 colheres de sopa de requeijão light ou 2 colheres de sopa de creme de ricota;
-   Alface picada.
Modo de Preparo: Misture o frango desfiado, cenoura, o requeijão ou a ricota, e o tomate. Recheie as fatias de pão integral e coloque a alface.

17 de outubro de 2011

O Poder da Linhaça

A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas, que tem sido cultivada há cerca de 4000 anos nos países mediterrâneos.
Linhaça Dourada e Marrom

O óleo da semente de linhaça é rico em lignanas e isoflavonas, substâncias que atuam nos receptores do hormônio estrogênio e ajudam a diminuir sintomas da menopausa. É ainda fonte de ácidos graxos essenciais, (ácido linolêico ou linólico) que previnem o aparecimento de depósitos de gordura em tecidos e artérias. 


A semente da linhaça é uma fonte natural de ácido graxo do tipo ômega 3, que é importante no tratamento do colesterol ruim (o LDL). Ela também é rica em vitamina E, que protege as células; é antioxidante e rica em potássio, protegendo contra cânceres de mama e de próstata.

Principais componentes da linhaça:

ANTIOXIDANTE: Especialistas da medicina chinesa dizem que as sementes de linhaça têm atividade antioxidante (combate os radicais livres) e antibacteriana para um germe comum a algumas infecções da pele, o Stafilococus aureus. Ela reforça a ação da vitamina E, que é conhecida como agente antienvelhecimento cutâneo.
 ANTICÂNCER: Em países onde é consumida em maior quantidade, como a China, observou-se uma diminuição na incidência de câncer de mama e de algumas disfunções ovarianas. Diminui as tensões pré-menstruais e as displasias mamárias.

ANTIINFLAMATÓRIO: Um dos grandes efeitos da linhaça é aumentar a produção de prostaglandinas no organismo, que são antiinflamatórios naturais e atuam contra artrites, doenças auto-imunes, eczemas, diminuindo em geral a deterioração das articulações. 
CONTRA DEMÊNCIA: Por diminuir a solubilidade das membranas celulares, as sementes de linhaça combatem, ainda, o excesso de gordura no cérebro, que já se demonstrou ser uma das principais causas da demência e do mal de Alzheimer.
ANTIGORDURA: comprovam que as isoflavonas da soja, também encontrada nas sementes de linhaça, melhoram o perfil lipídico de seus consumidores, combatendo o excesso de gorduras. 
A diferença entre a linhaça dourada e marrom é que a dourada é orgânica, ou seja, livre de agrotóxicos. Porém, o conteúdo de antioxidantes nos dois tipos é similar, a diferença é que com a linhaça dourada você evita ingerir uma série de contaminantes químicos.

Os estudos recomendam uma porção de 30g, o que seria em média 1 colher de sopa ao dia. Não é necessário torrar a linhaça, porém é interessante triturá-la para promover a liberação do ômega-3, que exerce diversas propriedades benéficas, como ação antioxidante, antiinflamatória, dentre outras.

Quanto ao armazenamento, o melhor método é em geladeira, de preferência em um pote de vidro escuro, para evitar a oxidação das gorduras com o calor e a luz.



14 de outubro de 2011

Lanche Escolar Ideal para a Criançada

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma dieta saudável passa por cinco pontos: amamentar o bebê durante os seis primeiros meses de vida, comer alimentos variados, ingerir muitos vegetais e frutas, moderar na quantidade de gorduras e óleos e evitar sal e açúcar. Parece fácil, mas estes hábitos devem ser desenvolvidos desde a infância – de preferência, começando pelo que seu filho leva na lancheira.


O lanche escolar é uma refeição intermediária, que serve para dar energia à criança entre duas refeições principais. O ideal é que ele contenha uma porção de carboidratos, para fornecer energia; uma porção de lácteos, que tem proteínas; uma porção de frutas ou legumes, responsáveis pelas vitaminas, fibras e minerais; e uma bebida, para hidratação.

Opções de lanches:

- Pão integral (2 fatias); ou pão francês (sem miolo); ou bisnaguinhas; ou bolachas de doce sem recheio (Mabel, Maria, Maisena, Aveia e Mel); ou bolachas salgadas (cream cracker, água e sal, gergelim, club social, pit stop, 3 cereais – sache de bolacha); ou pão sírio; ou bolo sem cobertura; ou biscoito de polvilho; ou torradas; ou pão de queijo (evitar!!!); ou barra de ceral; ou rosca sem recheio (evitar!!).

- O que misturar no pão: requeijão, ou geléia, ou queijo branco, ou polenguinho, ou peito de peru, ou mussarela (não exagerar), ou ricota (creme).

Podemos colocar no sanduiche os vegetais: quanto mais colorido mais saudável, + vitaminas e minerais!!!!!!!

- Leite com achocolatado (cuidado com a quantidade); ou leite fermentado; ou iogurte de frutas; ou coalhada; ou leite de soja.

- Não podem faltar frutas, de vários tipos e cores!!

- Suco de frutas de preferência natural; ou salada de fruta com cereal (aveia, corn flakes,..)

Sugestão:

2 fatias de pão integral, com 2 fatias de peito de peru, com 1 fatia de queijo branco (cenoura, alface e tomate);
+
1 pote de iogurte de fruta;
+
1 unidade de fruta.

Obs: Cada criança equivale a uma quantidade, sendo necessário fazer uma avaliação individual para garantir as necessidades nutricionais.



13 de outubro de 2011

Nutrição Infantil: Pensando no Futuro dos Pequenos

Feliz Dia das Crianças!!!!
A alimentação das crianças até três anos de idade deve ser balanceada, tomando-se o cuidado de não deixar faltar ferro (principalmente o das carnes), uma vez que a sua ausência torna a criança vulnerável à anemia.

A vitamina A, presente nas verduras, frutas e legumes (mamão, cenoura, abóbora, espinafre...) não pode deixar de ser ingerida na alimentação. A vitamina C e o cálcio, também são essenciais ao bom desenvolvimento, além das fibras, presentes nas verduras e legumes.

As crianças são todas diferentes e os seus hábitos alimentares variam muito em função da idade, estados de espírito, saúde, épocas do ano, etc. Para muitos pais a hora da refeição é algo de problemático, seja porque os seus filhos se recusam a comer determinados alimentos, seja porque tendem a comer de mais.

Ao contrário do que é comum pensar-se, comer muito não é sinônimo de comer bem, e uma criança gordinha, embora possa parecer saudável, pode não estar a fazer uma alimentação equilibrada, o que lhe trará problemas no futuro.

Os pais e educadores devem estabelecer a disciplina nas refeições, quer em termos de horários, locais ou dos próprios hábitos alimentares das crianças. Lembre-se: da alimentação do seu filho em criança dependerão, muito provavelmente, os seus hábitos alimentares no futuro.

Em termos gerais, uma refeição principal equilibrada deverá ser composta por uma parte maior de carboidrato (arroz, massa, ou batata), acompanhada de uma parte menor de alimentos protéicos (carne, aves, peixe, ovos ou feijão). O consumo de gorduras deve ser feito em quantidades mínimas.

Uma criança que recuse determinado tipo de alimento pode não estar apenas a fazer birra ou a ser esquisita. De fato, a introdução dos variados tipos de alimentos na dieta alimentar das crianças deve ser feita de forma gradual, espaçada e tendo em conta que uma criança não tem a capacidade de digerir o mesmo tipo de alimentos que de um adulto. Sempre que pretender dar pela primeira vez um determinado alimento à criança, dê-lho a provar com uma colher pequena ou com o dedo. Se a criança gostar, dê-lhe mais, até que, por fim, possa apresentar o prato completo.