Acabou-se o tempo em que os leites vegetais eram indicados apenas para intolerantes á lactose! Os leites vegetais são uma ótima opção alimentar para quem quem deseja tirar o leite de vaca do seu cardápio ou simplesmente experimentar novos sabores. Ao contrário do que muitos pensam, você não terá um déficit de nutrientes com essa escolha, e sim receber mais tipos de fibras e mineirais no corpo.
Uma boa alternativa, é fazer o seu próprio leite vegetal em casa!
Confira algumas receitas:
LEITE DE SEMENTE DE GIRASSOL l É um antioxidante poderoso, protege o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.
Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite.
LEITE DE ARROZ INTEGRAL l Um poderoso desintoxicante. O leite de arroz tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.
Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.
LEITE DE QUINUA l Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.
Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.
LEITE DE AVEIA l A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.
Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.
Que tal tentar fazer um desses no final de semana? Nada melhor que experimentar novos sabores! Quando fizer, conta pra mim nos comentários o que você achou. ;) Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário