30 de julho de 2014

Fuja das barrinhas de cereais do mercado


As barras de cereais podem parecer ser uma solução saudável para quem tem a rotina mais corrida. Elas são práticas, fáceis de carregar, gostosinhas e ainda prometem repor os nutrientes que o seu corpo está precisando. No entanto, especialistas fazem algumas advertências sobre o consumo deste produto.

Apesar de conter ingredientes saudáveis, como frutas secas e oleaginosas, a maioria das barras de cereais carrega uma quantidade elevada de açúcares, xarope de glicose, carboidratos e gorduras. Ou seja, o consumo sem moderação pode, sim, contribuir para o ganho de peso.
Para não correr o risco de errar na escolha, a dica é sempre consumir o alimento in natura! Por isso, agora ensino a vocês uma receitinha de barra de cereal caseira!

Ingredientes:

- 2 xic chá de aveia em flocos
- 2 claras
- 2 bananas passas (secas) picadinhas (pode ser uva passa também)
- 1 banana amassada
- 3 col sopa de mel (ou adoçante)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture. Unte uma forma e coloque a massa delicadamente sobre ela, espalhando com uma colher. Corte as barrinhas antes de levar ao forno. Coloque para assar em forno pré aquecido (180 – 200 graus) por cerca de 15 a 20 minutos. Retire as barrinhas da forma somente quando estiverem frias.
Como elas são bem naturais, por precaução, aconselho a armazenar na geladeira em um recipiente fechado. Mas podem tranquilamente ser mantidas na temperatura ambiente por um dia.

Redimento: 12 unidades
Calorias: 72 calorias cada

Receita do Blog da Mimis!

Aproveite! :)

29 de julho de 2014

Almoço light: Dia dos Pais


Reuniões em família sempre tem aqueles pratos enormes cheios de batata, carnes gordurosas e sobremesas que parecem infinitas, né? É difícil resistir, mas temos que manter o foco na dieta. Abusar durante um dia pode nos levar a perder tudo o que conquistamos durante toda a semana. Se o almoço ou jantar do dia dos pais for na sua casa esse ano, você pode fazer uma refeição super saudável, magra e saborosa pra apresentar novas delícias para a família e não sair da linha.

Entrada:

Nada como uma boa saladinha pra abrir o apetite, né? Escolha suas folhas preferidas e use como base da salada. Acrescente vegetais e se quiser fazer algo mais sofisticado, harmonize os ingredientes com frutas e castanhas. Para o molho, indico os naturais como limão, mostarda ou a base de iogurte. Lá no meu instagram postei várias receitinhas de molhos magros.

blog1.jpg

blog2.jpg

blog3.jpg






















Prato principal:

São vários os ingredientes que você pode usar numa receita saudável e light. Carnes magras, folhas, legumes, ovos, carboidratos integrais com moderação e vários outros!

blog24.jpg

Salmão grelhado é sempre uma ótima opção!

blog21.jpg

Macarrão integral com molho caseiro de tomate, delícia!

blog25.jpg

Omelete com recheio de vegetais e queijo cottage.

blog27.jpg

Pimentão assado recheado com arroz integral e legumes, diferente e bem saciável!

blog23.jpg

Beringela com recheio de frango e creme de ricota.

Sobremesa:

Abuse da criatividade! Frutas são sempre bem vindas, e se quiser algo mais docinho, troque o chocolate pela alfarroba e use a pasta de amendoim!

blog31.jpg

blog33.jpg

blog26.jpg

blog32.jpg

blog34.jpg

Sem mais desculpas para jacar no almoço de família! Dá pra fazer uma refeição super gostosa com ingredientes de baixo índice calórico, bem saudáveis e que irá agradar todo mundo! :)

Boa sorte e bom apetite!

24 de julho de 2014

Aproveite o frio sem sair da linha


O clima começa a ficar friozinho e parece que nossa fome aumenta 5 vezes, né? A gente fica mais tempo em casa, e isso quer dizer que as chances de atacar a geladeira aumentam. A mão começa a ficar gelada, e isso começa a pedir uma comidinha quentinha e gostosa, mas quem tem foco e força de vontade tem tudo!

Se você já colocou na cabeça que quer emagrecer, não é uma vontadezinha repentina que vai te tirar do foco! Aproveite essa época para colocar a mão na massa, fazer receitas que você nunca fez e experimentar novos sabores.

Algumas dicas para não sair da linha nas estações frias do ano:

- Essa é a hora de você comer caldos bem gostosos! A dica é: abóbora, beterraba, tomate e outros legumes que não tenham muito carbo na composição. Use temperos e ingredientes leves para prepará-las.
- Deu vontade de comer um doce mais quentinho? Experimente frutas assadas e grelhadas! O abacaxi por exemplo, fica delicioso, principalmente com uma pitada de canela, que além de saborosa, é termogênica.
- Que tal um fondue light? Na hora do preparo, utilize um queijo magro e leite vegetal. Troque os pães por vegetais e cubinhos de frango. Delícia!
- É a hora de trocar toda a cerveja pelo vinho! Além de ser bem indicado nos tempos frios, tem seus benefícios. Mas claro que deve ser consumido com moderação! Uma tacinha é o suficiente.
- Troque o chocolate quente por um pouquinho de alfarroba derretida, só pra perder aquela vontade de comer chocolate! Se quiser, compre pudins zero caloria no mercado e coma ele quentinho.

Espero que as dicas tenham ajudado, e não se esqueçam: não vale trocar o esforço de um ano quase inteiro pelos prazeres de uma estação!

17 de julho de 2014

Receita: Pasta de Amendoim Caseira



Finalmente chegou o momento que vocês tanto esperavam! Neste post, ensino a vocês a receita da pasta de amendoim caseira, nova queridinha das dietas fit!  

O amendoim promove bastante saciedade, deixando a gente sem fome por mais tempo, ajuda a reduzir a gordura abdominal, é ótimo para o coração e antioxidante. Por ser uma oleaginosa, o amendoim possui bastante gordura. A gordura do amendoim faz bem, porém não deixa de ser calórica, então cuidado para não abusar e sair da dieta! ;)

Receita Pasta de Amendoim

Ingredientes:

- 500g de amendoim torrado sem sal e sem pele
- 4 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de preparo:

Super simples! Basta colocar o amendoim e o óleo no seu processador ou liquidificador e deixar bater até formar uma pasta cremosa. Pronto!

Muito fácil né? Não tem desculpa pra ir no supermercado comprar uma pronta e cheia de açúcar na composição.

A manteiga de amendoim fica ótima com pães integrais, wrap, frutas como banana e morango e em coberturas em geral. Tenho apenas uma objeção: cuidado, o amendoim pode causar alergia. Se você não sabe se é alérgico a este alimento, vá com calma da primeira vez. Caso não tenha problemas, aproveite! :)

16 de julho de 2014

Benefícios da uva + Receita


A uva, fonte de carboidratos, é importante assim para o fornecimento de energia para o corpo de forma saudável e natural. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

A uva, principalmente as escuras, possui ação antioxidante combatendo os radicais livres e também o câncer. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Para não tornar o consumo da uva monótono, varie! Apesar da fruta sozinha já ser deliciosa e uma ótima opção de lanche, os sucos integrais são super saborosos! Segue pra vocês uma receitinha doce e light á base dessa fruta.

Pudim de uva com calda light

PARA A CALDA

Ingredientes

1 xícara (chá) de suco de uva concentrado
1/4 xícara (chá) de água
3 colheres (chá) de maisena

Modo de Preparo

1. Numa tigelinha, dissolva a maisena em 1/3 do suco de uva.

2. Numa panela pequena, misture o restante do suco de uva, a água e a maisena dissolvida. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.

3. Em seguida, transfira a calda para uma tigela e leve à geladeira para esfriar.

PARA O PUDIM

Ingredientes

24 g / 2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de água
220 g / 1 copo de iogurte natural natural desnatado
3/4 xícara (chá) de ricota fresca
2 xícaras (chá) de suco de uva integral natural (sem açúcar)
1 colher (sopa) de stévia em pó

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a gelatina em pó com a água. Leve ao microondas para dissolver por 10 segundos ou ao banho-maria.

2. No liquidificador, bata o iogurte, a ricota, a gelatina dissolvida, o suco de uva e o adoçante por 1 minuto ou até obter um líquido homogêneo.

3. Numa fôrma para pudim ou em tacinhas individuais, coloque o creme e leve à geladeira por 4 horas ou até que fique firme. Enquanto isso, prepare a calda.

4. Retire o pudim da geladeira e desenforme sobre um prato. Regue com um pouco de calda e sirva a seguir.

14 de julho de 2014

Receita: Smoothie verde cremoso e saudável!



Dá água na boca só de olhar essa foto, né? O milkshake cheio de gordura do fast food fica pra trás em quesito sabor, refrescância e saúde. Não tem como não amar essa bebida, recomendo muito que façam em casa!


Ingredientes:

- 1 maçã verde
- Meio copo de espinafre
- 1 banana congelada
- Polpa de meio abacate
- Amêndoas

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar com a textura mais cremosa, deixando um pouco de amêndoas para decorar!

Fácil, prático e mega refrescante! Substitui um lanche da tarde ou da manhã. Indico super essa receita, e se fizer, não esqueça de me mandar foto e dizer o que achou! ;)

10 de julho de 2014

Receita: Torta de Limão Light


Os posts de doces lights tanto no blog, quanto no Insta, quanto no Face, são os que mais fazem sucesso! Uma das partes mais difíceis na reeducação alimentar é cortar o docinho depois do almoço, principalmente para as mulheres. Ensino a vocês agora uma versão mais leve da deliciosa Torta de Limão, para comer sem culpa.

Torta de Limão Light

Ingredientes da massa:

- 2 col. (sopa) de água gelada
- 2 gemas
- ½ xíc. (chá) de margarina light
- 1 e ½ xíc. (chá) de farinha de coco
- 1 col. (sobremesa) rasa de fermento em pó
- 1 col. (sobremesa) de raspas de limão

Ingredientes do recheio:

- 2 envelopes de gelatina incolor
- ½ xíc. (chá) de água (para hidratar a gelatina)
- 3 xíc. (chá) de água fria
- 4 cubos de gelo
- 1 lata de 300g (tamanho da lata de creme de leite) de leite vegetal (você pode escolher, de arroz, de quinua, semente de girassol etc)
- 2 col. (sopa) de adoçante em pó culinário
- 8 col. (sopa) de suco de limão

Modo de fazer:

Massa:

Misture todos os ingredientes e amasse bem. Unte assadeiras individuais (de preferência com fundo removível) com margarina light e farinha de trigo. Espalhe a massa no fundo e nas laterais, formando a base da torta. Leve para assar no forno a 180º C por 15 minutos ou até dourar. Reserve.

Recheio:

Hidrate a gelatina na água por 30 segundos e leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. Bata-a no liquidi­icador com a água e os cubos de gelo. Em seguida, despeje o restante dos ingredientes, deixando por último o suco de limão. Disponha sobre a massa.

Rendimento: 30 porçõezinhas
Tempo de preparo: 30 minutos
Calorias por porção: 31 calorias

Bom apetite! :)

8 de julho de 2014

A diferença entre DIET, LIGHT e ZERO



As embalagens dos produtos enganam! Muitas pessoas ainda compram estes alimentos acreditando que são apropriados para a dieta, porém podem ser mais calóricos que as versões originais. Tudo isso porque Diet, Light e Zero são alimentos com características diferentes, cada uma voltado para um tipo de necessidade.

Veja bem:

Diet: É o alimento com sua fórmula modificada para se adequar a diferentes dietas com restrição de nutrientes (como carboidratos, gorduras, proteína, sódio) ou indivíduos com necessidades metabólicas específicas, como a DIABETES.
Tome muito cuidado pois alguns alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que as versões originais. Por que? Se a restrição for de açúcar, o alimento pode ser mais abundante em gordura ou sódio, o que é um malefício para quem quer perder peso.
Light: Um alimento é considerado light quando apresenta redução mínima de 25% das calorias ou de algum nutriente em relação ao original, como, por exemplo, gordura, açúcares ou sódio.”
Bastante indicado para quem quer emagrecer e deseja reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação.

Zero: Indica restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional, na maioria das vezes, açúcar ou gordura.

Se você for diabético cuidado! Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores da diabetes.

Agora que você já sabe a diferença entre estes 3 tipos de alimentos, tome cuidado na hora das compras! Além da quantidade de calorias, sempre compare a quantidade de sódio, gordura e açúcares, que podem influenciar sua perda de peso.

3 de julho de 2014

Leites vegetais


Acabou-se o tempo em que os leites vegetais eram indicados apenas para intolerantes á lactose! Os leites vegetais são uma ótima opção alimentar para quem quem deseja tirar o leite de vaca do seu cardápio ou simplesmente experimentar novos sabores. Ao contrário do que muitos pensam, você não terá um déficit de nutrientes com essa escolha, e sim receber mais tipos de fibras e mineirais no corpo.

Uma boa alternativa, é fazer o seu próprio leite vegetal em casa!

Confira algumas receitas:

LEITE DE SEMENTE DE GIRASSOL l É um antioxidante poderoso, protege o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.

Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite.

LEITE DE ARROZ INTEGRAL l Um poderoso desintoxicante. O leite de arroz tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

LEITE DE QUINUA l Comparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

LEITE DE AVEIA l A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.

Que tal tentar fazer um desses no final de semana? Nada melhor que experimentar novos sabores! Quando fizer, conta pra mim nos comentários o que você achou. ;) Até a próxima!

1 de julho de 2014

A importância do colágeno e como adquirí-lo através dos alimentos


O colágeno é um tipo de proteína fundamental para a produção e qualidade de diversos tipos de tecidos, inclusive da pele. Ele é formado naturalmente no nosso corpo, mas a quantidade vai diminuindo ao passar dos anos.

Além da idade, outros fatores que podem comprometer a produção desta substância são o tabagismo, excesso de sol sem proteção adequada e detensões físicas e emocionais. Em qualquer um destes casos, é preciso fazer uma reposição, a fim de evitar a perda de elasticidade e firmeza da pele, além do enfraquecimento de tendões e ligamentos.

O colágeno em boa quantidade no nosso corpo:

- Melhora a celulite;
- Diminui a incidência das estrias;
- Fortalece cabelos e unhas;
- Aumenta a elasticidade da pele;
- Combate rugas e linhas de expressão;
- Melhora o aspecto do cabelo, deixando-o com mais brilho.

Alguns alimentos naturais poderão te dar uma mãozinha nessa tarefa de manter um bom nível de colágeno no corpo:

Proteínas de boa qualidade: Se o seu cardápio for rico em boas proteínas, como carne, frango, peixe e ovos, a síntese de colágeno na pele e em outros tecidos não será prejudicada.

Alimentos ricos em vitamina C:  O ácido ascórbico presente nestes alimentos, é cofator para enzimas essenciais na produção de colágeno. Aposte no morango, goiaba, manga, caju, salsa e couve.

Alimentos ricos em vitamina A: A vitamina A é uma coenzima importante que estimula a produção do colágeno. As principais fontes são abóbora, manga, couve, batata doce, cenoura, salsa, gema de ovo e mamão.

Alimentos fonte de zinco: O mineral é nutriente necessário para a cicatrização e produção de colágeno. Alimentos fonte de zinco: ovos, frango, carne vermelha, cereais integrais, banana, castanha do Brasil, amêndoas, nozes e feijões.

Chá verde: Rico em catequinas e polifenóis, ele melhora a formação de colágeno. A ingestão de 3 a 4 xícaras por dia é o essencial!

Além dos benefícios para a nossa beleza, os alimentos citados acima fazem bem para o nosso organismo por vários outros motivos, que são sempre citados aqui no blog, na minha página no Facebook e no meu Instagram. Fique de olho nas novidades e leve uma vida muito mais saudável! :)