28 de agosto de 2014

Receita: Salada refrescante de pepino



O pepino é um vegetal que não pode faltar na cozinha das pessoas saudáveis ou que fazem reeducação alimentar. Por conter 95% de água, ele é uma ótima fonte de hidratação, além de ser ótimo pra digestão, curar a ressaca, combater o mau hálito e reduzir o colesterol.

Passo pra vocês agora uma receitinha super light e refrescante com esse ingrediente como protagonista, pra você servir como acompanhamento de carnes ou como entrada em um jantar.

Salada refrescante de pepino:

Ingredientes:

2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
15 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Sobre uma tábua, usando um mandolim (ou com uma faca), corte o pepino japonês em rodelas bem finas. Com a faca, corte também as folhas de hortelã em tirinhas finas. Reserve. Numa tigelinha, misture bem o iogurte e o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Junte a hortelã e as rodelas de pepino e misture bem.

Fica deliciosa servida com peixes e quibes. Quem vai testar esse final de semana? :D

26 de agosto de 2014

Lanches com menos de 100 kcal - Parte I

O lanchinho da tarde e da manhã é uma parte difícil de decidir no cardápio. Nunca sabemos se a quantidade é o suficiente (parece que sempre é pouco demais, ou muita coisa!).

Pra te ajudar com isso, mostro agora 5 petiscos levinhos com menos de 100 calorias pra você comer nos intervalos das refeições principais!

Maçã assada com canela - 95kcal

blog1.jpg

Lanche diferente e com um toque de canela, ele fica muito docinho e serve até de sobremesa!

14 amêndoas - 90 kcal

amêndoas.jpg

Gordura boa e bem prático, é fácil de carregar para todo canto.

2 torradas de arroz integral com queijo cottage - 50 kcal

blog2.jpg

Um clássico lanchinho da tarde que todo mundo ama!

1 torrada de arroz integral com patê de atum e tomate - 79 kcal

blog3.jpg

O atum é uma ótima opção pra consumir peixes sem fazer muita bagunça na cozinha.

1 iogurte desnatado com mel - 90 kcal

blog5.jpg

1 colher de sopa de mel é o suficiente pra deixar o iogurte docinho.

Uma delícia, não? Já anota aí esses lanchinhos saudáveis e magrinhos pra você variar durante essa semana. Na semana que vem trago mais 5 diferentes pra vocês ok? ;)

21 de agosto de 2014

Dicas de nutrição pra quem quer parar de fumar




Fumar não faz só mal pro nosso pulmão, mas para o organismo em geral. Para as mulheres, traz um efeito que incomoda muito: os dentes amarelos, o hálito é diferente e a pele fica cada vez mais feia e envelhecida.


Durante o processo de abandono do tabagismo pode ocorrer um aumento de peso, pois costuma-se comer para aliviar a vontade de fumar, mas isso não é desculpa! Vou dar várias dicas pra vocês pra se libertarem desse vício de forma mais saudável e com menos chance de aumentar os números da balança:


- Sempre faça 6 refeições: café da manhã, almoço, jantar e os lanches de intervalo (manhã, tarde e noite): comer mais vezes ao dia e em quantidades menores.
- Prefira carnes magras sem gordura aparente
- Coma muita verduras e legumes, principalmente crus;
- Coma cereais integrais! Arroz, farinhas, pães, bolachas, torradas, e todos os outros alimentos do tipo, pois promovem maior saciedade;
- Cuidado com o café, ele pode te dar vontade de fumar. Invista em chás bem naturais.
- Não compre alimentos industrializados práticos, como salgadinhos, bolachas no pacote e etc.
Se você tiver um por perto vai acabar comendo muito e sem perceber. Faça mix de castanhas e guarde em saquinhos. Carregue com você caso queira fazer um lanchinho durante o dia.


Espero que vocês consigam superar essa, seu corpo é precioso e merece só coisa boa dentro dele! :)


Boa sorte!

Carolina Cury.

18 de agosto de 2014

Receita: Lasanha de Berinjela



Lasanha é uma delícia. Pena que engorda, né? Mas como não merecemos passar vontade, passo pra vocês uma receita que substitui a massa por beringela, vegetal levinho e bem gostoso. Olha só:

Ingredientes:

- 1 kg de berinjela
- 1 unidade(s) de alho-poró
- 1 litro(s) de molho bechamel light
- 8 unidade(s) de tomate
- 1 unidade(s) de cebola grande(s)
- 100 gr de queijo magro
- azeite, tomilho e orégano a gosto

Modo de fazer:

Corte as berinjelas em fatias de 1 cm, coloque azeite e orégano, e leve ao forno. Pegue o alho-poró e corte bem fino. Refogue e misture com o molho bechamel. Refogue os tomates com cebola, tomilho e o azeite. Em uma travessa comece com uma camada de berinjela, depois de alho poró, na última coloque o queijo e leve ao forno para dourar.

Acreditem se quiser, o sabor é bem parecido, já que o molho é o que destaca na receita. Dá pra enganar muito bem na hora que der vontade de comer alguma coisa mais gordinha. No próximo jantar, teste a receita e me conte como ficou, ok? ;)

Até a próxima!

13 de agosto de 2014

Beleza e Alimentação



Um dos motivos que fazem as mulheres mais me procurarem e tentarem um novo estilo de vida é o emagrecimento, modelar o corpo e elevar a auto estima se sentindo mais bonitas. O bom disso tudo, é que os mesmos alimentos que farão você emagrecer, também poderão te deixar mais bonita, dando mais vida aos cabelos e pele!

Siga as minhas dicas e conheça os alimentos saudáveis para o seu corpo, e para dar um up também no visual!

Alimentos para uma pele mais bonita:

Para ter uma pele macia, bonita e com brilho natural é necessário ter alimentação e hidratação constante! Consuma alimentos ricos em fibras, que auxiliam o bom funcionamento intestinal e contribuem para a eliminação de toxinas pelo organismo.

A vitamina A (beta caroteno) exerce papel importante na integridade das células da pele. Você a encontra em vegetais de cor alaranjada e de folha verde escura, como: cenoura, batata doce, caqui, brócolis, espinafre, rúcula, agrião, entre outros.

O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, renovando as células. Você encontra este mineral em: peixes, frutos do mar, aves, leite, etc.

Evite alimentos gordurosos e frituras em geral, que geram oleosidade da pele e o aparecimento de acnes.

Alimentos para cabelos mais saudáveis:

Para ter cabelos bonitos, evitando a queda e o enfraquecimento dos fios, é necessário ter uma alimentação balanceada com vitaminas e minerais. Uma alimentação rica em vitamina A, B e zinco é fundamental. Por isso consuma alimentos integrais como aveia, centeio, cevada, arroz integral, frutas, legumes, soja, leite e derivados.
Dietas radicais, pobres em proteínas e vitaminas dificultam o crescimento dos fios e a perda do brilho dos cabelos.
Alimentos para unhas mais fortes:
Procure consumir alimentos ricos em proteínas como a carne vermelha, aves e peixes. Sempre que possível optando por carnes de composição magra. Não deixe também de comer alimentos ricos em cálcio, como: leite, queijo, iogurte e também frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais.

Espero que tenham gostado das dicas! Melhor que ficar magrinha, é ficar magrinha com a pele sedosa, cabelos brilhantes e unhas fortes, não é? Ser mulher é bom demais e nosso corpo merece ser bem tratado! ;)

12 de agosto de 2014

Receita: Hambúrguer de Quinua


A quinua (também chamada de quinoa) é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais.  Ela age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa. O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Tudo de bom, né? Ensino a vocês agora a fazer um hambúrguer de quinua, para dar uma variada nos seus jantares e agradar os paladares vegetarianos!

Hambúrguer de quinua

Ingredientes:

- 100 g de quinua em grãos
- ½ col. (chá) de sal
- 3 raízes de cebolinha
- 1 pimenta-dedo-de-moça
- ½ xíc. (chá) de manjericão fresco
- ¾ de xíc. (chá) de salsinha
- Folhinhas de tomilho
- 3 col. (sopa) de azeite extravirgem
- 2 col. (sopa) de farinha de mandioca

Modo de preparo:

Lave bem a quinua e cozinhe somente em água. Adicione o sal depois. Pique as raízes de cebolinha, a pimenta e as ervas. Aqueça bem uma frigideira, coloque o azeite e desligue o fogo. Misture a pimenta e as ervas, envolvendo-as com o azeite. Acrescente a quinua e a farinha e acerte o sal. Molde os hambúrgueres com as mãos em formato de discos. Em uma frigideira aquecida, derreta um pouco de óleo de coco ou azeite e doure os hambúrgueres de ambos os lados.

Essa receita rende 4 porções! Monte seu sanduíche com pão integral, salada e queijo 0% gordura e tenha uma refeição muito gostosa e saudável! Não esqueça de me falar se fizerem em casa, hein? Quero ver como ficou! ;)

5 de agosto de 2014

Receita: Pão de queijo fit de caneca



Que mineiro não adora um pão de queijo, não é mesmo? Eu sou super suspeita pra falar! Melhor ainda se for mais saudável e com menos quantidade de gordura e outros alimentos ruins para a nossa saúde. A versão do pão de queijo na caneca é melhor ainda, por ser prática e por ser possível levar com você como café da manhã naquele dia de pressa. Anota aí:

Pão de queijo fit de caneca

Ingredientes:

(Para 1 pão de queijo médio)

- 2 colheres de sopa de tapioca (aquela já com a goma)
- 15g ou 1 medida ou 1 colher de sopa de leite de soja em pó diluido em 25 ml de água.
-  sal rosa a gosto
- 1 ovo
- uma colher de café de fermento não muito cheia
- 1 colher de sopa de queijo ralado light
- 1 colher de café de requeijão light para para servir por cima.

Modo de fazer:

Misture tudo menos o requeijão (não precisa ser liquidificador) e coloque em uma caneca.
Leve ao microondas por mais ou menos 2:15 minutos.
Retire da caneca com cuidado, porque gruda um pouquinho no fundo. Adicionei um pouquinho de requeijão light em cima e pronto!

Bom apetite! Quero que me contem se ficou bom, não deixe de me avisar se fizer a receita. ;)

1 de agosto de 2014

Exercício: Elimine as gordurinhas abdominais

Olá meninas!

Depois de muitos pedidos lá no meu instagram - @nutricionistacarolinacury -, aqui vão dicas de exercícios para perder a GORDURINHA ABDOMINAL, o famoso pneuzinho! Claro que só estes exercícios não vão funcionar, então você deve aliá-los à uma boa alimentação e exercícios aeróbicos, como esteira, step, spinning e corrida. Recomendo fazê-los em casa durante a noite se sua rotina de exercícios for diurna, ou durante a manhã se sua rotina de exercícios for pela noite.



1. Abdominal curto com apoio dos pés em 90 graus

Deitada de costas no chão, eleve e flexione os joelhos até formar um ângulo de 90 graus em relação ao tronco – você pode deixar os pés apoiados para facilitar o exercício. Eleve os ombros em direção aos joelhos. Se conseguir, faça com os braços estendidos ou segurando pesinhos de 2 quilos.

Quanto fazer: quatro séries de 20 repetições cada uma.

2. Plank

Deitada com a barriga no chão e as pernas estendidas, eleve o corpo apoiando-o na ponta dos pés e nos antebraços, que devem estar flexionados, formando um ângulo de 90 graus. A coluna fica alinhada. Mantenha a posição com o abdome contraído. Se conseguir, tire um dos braços do chão e estenda-os à frente do corpo, repetindo depois do outro lado.
Quanto fazer: quatro séries de um minuto com intervalos de 30 segundos entre elas.

3. Abdominal lateral

Deitada do lado esquerdo, mantenha a mão direita estendida à frente do corpo, tocando o chão (esse será seu ponto de apoio durante o exercício). O ombro direito e as costas não encostam no solo. Eleve as pernas e, com os joelhos flexionados, leve-as em direção ao peito. Volte à posição inicial e repita do outro lado.

Quanto fazer: duas séries de oito repetições com 30 segundos de descanso entre elas.

4. Abdominal completo com joelhos estendidos

Deitada de costas no chão, com as pernas estendidas, coloque as mãos sob a lombar. Levante o tronco até se sentar, olhando sempre para a frente e mantendo o abdômen contraído. Quem está começando pode ajudar no impulso com as mãos. Em seguida, desça lentamente até voltar à posição inicial, curvando bem a lombar.

Quanto fazer: duas séries de oito repetições cada uma.

Boas dicas, né? De qualquer maneira, lembre-se: o ideal é ter um profissional de educação física ou personal trainer te auxíliando na hora do treino!