12 de maio de 2014

Os poderes da Biomassa de banana verde





A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto de banana, que substitui
cremes, farinhas para engrossar, ou até mesmo multiplica os alimentos, isso tudo sem alterar o sabor. Pode ser usada em tortas, sucos, bolos, cremes, sobremesas, risotos, etc.


A biomassa de banana verde contém uma substância chamada Amido Resistente que nosso corpo não consegue digerir e, portanto, não engorda, pois não o absorvemos. Essa substância vai direto para o intestino, alimenta as nossas bactérias boas e acelera o trânsito intestinal.


Por não ser totalmente  digerida, ela se torna uma fibra e, quando adicionada às preparações, faz com que o alimento vá mais lentamente para o intestino, melhorando a glicemia (o nível de açúcar no sangue) e dando mais saciedade. Além disso, destacam-se minerais como o potássio, o fósforo, o cálcio e o magnésio. Possui vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C.


Receita:


Utensílios utilizados:


- Panela de pressão
- Faca
- Tesoura
- Pegador de legumes ou macarrão
- Tábua
- Pirex
- Papel manteiga


Ingredientes:


- Banana verde de “verdade”


Quando digo de verdade, isso significa que é aquela banana que foi retirada do cacho e foi diretamente para sua casa. Bananas verdes aclimatizadas não servem. (Todas as bananas que são vendidas comercialmente em feiras e supermercados passam por um processo de aclimatização, isto é, são colocadas em uma espécie de estufa para acelerar o processo de amadurecimento).


Modo de fazer:


- Separe as bananas mantendo os talinhos para que elas fiquem íntegras e bem fechadinhas, sem aparecer nenhum pedaço da parte branca interna
- Lave-as bem (dependendo da origem desse cacho, é preciso lavar com água e sabão, utilizando uma esponja. Se for esse o caso, enxague bem)
- Coloque água até a metade de uma panela de pressão e leve para ferver
- Assim que levantar fervura, adicione as bananas verdes, com casca
- A água deve estar fervendo para que haja o "choque térmico". É muito importante que aconteça esse choque térmico
- Tampe a panela e deixe em fogo alto até começar a pressão. Assim que a pressão iniciar, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos
- Depois de 10 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe que a panela perca a pressão naturalmente. Não coloque a panela debaixo da água da torneira. Quando a pressão sair por completo, retire as bananas uma a uma e com a ajuda de um pegador e uma faca, vá abrindo cada banana, bem quente
- Em seguida, centrifugue ou bata no liquidificador até que se transforme em uma pasta quente. Lembre-se que é necessário fazer isso rapidamente, pois a banana precisa estar o mais quente possível para facilitar o processo
- Separe em porções individuais e coloque para congelar
- Para fazer a biomassa depois das bananas congeladas, é só descongelá-las na geladeira, ou no vapor. Depois de feito, bata no liquidificador com um pouco de água quente ou coloque-as em banho-maria em um pirex dentro de uma panela com água, no fogo. Espere amolecer e bata no liquidificador com um pouco de água quente até obter uma pasta bem lisinha.


A partir de agora, quando for colocar a mão na massa, lembre-se de trocar os ingredientes ‘’gordinhos’’ das suas tortas, doces e molhos por uma alternativa muito mais saudável!


Não perca o próximo post!
Irei te dar uma dica de como aplicar a biomassa nas suas receitas.

Até mais! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário