31 de outubro de 2014

Qual o adoçante ideal?


Sempre falo pra vocês nos meus posts nas redes sociais sobre minhas preferências de adoçante! Sempre que fazemos um doce ou um suco, bate aquela dúvida: qual é a melhor opção pra substituir o açúcar? Entenda melhor os benefícios e malefícios de cada uma das maneiras de adoçar:

- Açúcar refinado (branco) – é obtido através de um processo de purificação ou refinamento do açúcar da cana. É o tipo de açúcar mais consumido no mundo, e por ser muito processado perde todas as vitaminas e minerais, resultando apenas em “calorias vazias”.

- Açúcar mascavo – é feito do caldo de cana recém extraído, o que torna o seu gosto parecido com o da cana. Ele não passa pelo processo de branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Apresenta maior quantidade de cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

- Açúcar demerara – obtido por um leve processo de purificação do açúcar da cana, porém não recebe aditivos químicos como o açúcar refinado. Mantém teores de minerais da cana semelhante ao açúcar mascavo.

- Agave – é um adoçante natural obtido através de uma planta mexicana, apresenta poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar branco, e ainda possuí baixo índice glicêmico, logo não causando pico de glicose no sangue. É rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio, e é menos viscoso que o mel, sendo dissolvido mais facilmente.

- Stévia – é um adoçante produzido a partir de uma planta e seu poder adoçante pode chegar de 70 a 400 vezes superior ao açúcar branco. Dentre seus benefícios destaque-se não conter calorias, a inibição da formação de cáries dentais, e ainda pode ser usada para fins culinários. Tem um gosto amargo, mas é o único indicado para grávidas e crianças.

- Sucralose – é um adoçante produzido a partir da cana de açúcar e apresenta poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar comum. Não contém calorias, e pode ser usado até em altas temperaturas. É aprovado para o uso de gestante. Mas fiquem atentos pois a sucralose possui cloro na sua composição, logo vai competir com o iodo, sendo prejudicial para quem tem alteração na tireóide (hipotiroidismo). Além disso, ao logo do tempo, pode causar hipotiroidismo subclínico, ou seja, o excesso de uso desse adoçante pode causar sintomas de hipotiroidismo ou prejudicar a função da tireóide.

- Mel – é um alimento natural, feito por abelhas a partir de néctar de flores. É composto por 43%em média de frutose, sendo rapidamente absorvido e um alimento rico em minerais como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio.

- Melado – é obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, e pode ser definido como xarope de caldo de cana. Seu uso é indicado em casos de anemia e prisão de ventre, sendo riquíssimo em vitaminas e sais minerais. É um alimento completo e muito nutritivo.

Agora que já sabem melhor, entendem porque indico o stévia? É natural e não possui calorias! Além disso é indicado para todos. Um mel também cai bem com banana de vez em quando. Deixando o açúcar branco de lado, o resto dá pra usar com moderação!

28 de outubro de 2014

Os benefícios do suco de clorofila



Também conhecido como suco da luz, o suco de clorofila ficou popular nos últimos anos por suas inúmeras propriedades. Entre os benefícios do suco de clorofila estão o de eliminar as toxinas do sangue e aliviar a irritabilidade, deixando a pessoa mais relaxada. O suco de clorofila ajuda no processo de emagrecimento já que contém muitas fibras, que demoram mais para serem digeridas pelo organismo, dando a sensação de satisfação por mais tempo. Também ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo. 

Os ingredientes do suco de clorofila são: uma maçã, duas colheres de grãos germinados, três folhas de couve (se não gostar de couve pode substituir por espinafre, maxixe, chicória ou almeirão), um legume inteiro (que pode ser cenoura, abobrinha ou beterraba). folhas de hortelã, aipo e mel a gosto. O modo de preparo do suco de clorofila é bastante simples. Primeiro, bata a maçã com a casca, tirando apenas as sementes, no liquidificador. Em seguida acrescente os grãos germinados, as folhas e o legume e então bata novamente. Quando terminar, coloque o aipo e o mel. Depois é só coar e beber. O ideal é tomar o suco todas as manhãs em jejum.

24 de outubro de 2014

Receita prática: Cookie light/sem glúten de microondas

cookie.jpg


Essa receita é pra você que vai juntar as amigas que também estão na luta contra a balança pra um cházinho! Além de prático, é delicioso e magrinho. Vamos lá!


Ingredientes:
1 gema de ovo
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sopa) de margarina light
1/4 de xícara (chá) de farinha de arroz
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de gotas de chocolate com 75% de cacau


Modo de preparo:
Em um processador, bata todos os ingredientes, menos as gotas de chocolate. Transfira a massa para outro recipiente e adicione parte das gotas de chocolate, misturando com uma espátula. O restante será usado sobre a massa, para decorar.


Use uma forma de silicone para assar os biscoitos. Coloque uma colher de sopa da massa em cada espaço e salpique algumas gotas de chocolate por cima.


Leve ao micro-ondas por dois minutos. Quando retirar, você vai observar que eles estarão moles. Deixe que esfriem dentro da forma por cinco minutos e ficarão firmes e croncantes.

Desenforme os biscoitos e sirva.

22 de outubro de 2014

Os 10 piores alimentos para o seu organismo



A pesquisadora Michelle Schoffro Cook, da Sociedade Internacional de Medicina Ortomolecular (Canadá), desenvolveu uma lista com o ranking das comidas e bebidas consideradas as mais perigosas de todos os tempos. Quantas delas você consome?


1 - Refrigerante zero


É o pior alimento de todos os tempos. Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.


2 - Refrigerante


De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola (www.mercola.com), uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.


3 - Donuts


Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans – o pior tipo de gordura que você pode ingerir. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.


4 - Cachorro-quente


Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.


5 - Bacon


O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.


6 - Salgadinho de batata


Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.


7 - Batata frita


Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Já falei bastante sobre esse item nas minhas redes sociais!


8 - Pizza


Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.


9 - Salgadinho de milho


Desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.


10 - Sorvete


Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.


A dica é trocar estes alimentos por versões mais saudáveis, feitas em casa, fugindo ao máximo do industrializado. Se você gosta muito e acha dificil abolir isso tudo da sua dieta tão radicalmente, vá diminuindo as porções aos poucos. Não se esqueça de recompensar tendo uma alimentação mais saudável rotineiramente!

16 de outubro de 2014

A higiene dos vegetais

higiene.jpg


Sempre escutamos dizer que para mantermos uma alimentação saudável é necessária a variedade de frutas legumes e verduras,  mas junto com essa alimentação saudável não devemos deixar de lado a higienização desses alimentos!


Quando não armazenados, conservados e preparados corretamente, o alimento pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças causando intoxicação ou até quadros mais graves.


Quando fizer compras na feira, observe a qualidade dos produtos. Se estiverem amassados, evite-os. Nos supermercados, fique de olho para não levar alimentos vencidos. Também, evite comprar vegetais picados. Se foram cortados sem higienização, a polpa acaba sendo contaminada.


As folhas ensacadas e retiradas da raiz , perdem grande parte de vitaminas , da energia vital do alimento alem de Nunca esqueça de lavar as mãos com água e sabão freqüentemente, antes de iniciar o preparo dos alimentos e após qualquer interrupção.


Dicas de seleção e lavagem dos alimentos:


1. Selecionar, retirando as folhas, legumes e frutas danificadas.
2. Lavar criteriosamente em água potável e corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, agrião, etc.), folha a folha e as frutas e legumes, um a um; desfolhar as verduras, com a torneira fechada, sempre se lembrando do consumo consciente de água.
3. Colocar de molho, em água clorada, de 15 a 30 minutos, com hipoclorito de sódio (encontrado facilmente em prateleiras de supermercados na sessão de hortifruti), na concentração de 10 gotas em 1 litro de água, ou seguindo a orientação do fabricante; ou outra opção é o cloro orgânico a 2,0 – 2,5% (água sanitária), na diluição equivalente a 1 colher (sopa) rasa em 1 litro de água.
4. Enxágue em água filtrada, eliminando os resíduos flutuantes.
5. Fazer o corte e montagem dos pratos com as mãos bem lavadas.
6. Deixar os vegetais limpos e secos guardados na geladeira, dentro de sacos plásticos próprios para o armazenamento de alimentos, até o momento de servi-los.
É bom lembrar que o vinagre pode também ser utilizado na higienização de hortifrutis, no entanto ele possui apenas a característica de afastar os microorganismos presentes no alimento e não a função de matá-los. Se você optar por utilizar o vinagre veja abaixo as recomendações.

14 de outubro de 2014

Receita: Cupcake de banana com cacau


cup.jpg
Os famosos cupcakes ganharam uma versão light e são perfeitos para eventos ou pra deixar em casa quando der aquela vontade de comer uma quitanda com cafézinho no meio da tarde! Indico fazer nas forminhas menores para controlar bem as porções.
Ingredientes:


3 bananas maduras
2 ovos
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
2 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar
2 colheres (sopa) de achocolatado sem açúcar
2 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de mel orgânico ou agave


Modo de preparo:


Fatie uma banana em rodelas e reserve. Coloque as outras duas bananas fatiadas no processador ou liquidificador, adicione os ovos e bata. Um a um, adicione os outros ingredientes, deixando o fermento por último.


Distribua forminhas de papel para cupcake em uma forma de silicone para bolinhos e, em seguida, acrescente a massa, preenchendo até 2/3 da altura das forminhas. Adicione as rodelas de bananas no topo de cada cupcake e leve ao micro-ondas por três minutos. Retire os bolinhos e cubra com o mel orgânico. Sirva quente ou frio.

Quem vai testar nesse final de semana? :)

10 de outubro de 2014

Receita: Torta prática de espinafre



Tem coisa melhor que receitas práticas, gostosas e light ao mesmo tempo? Não né? :) É por isso que passo pra vocês agora essa torta deliciosa de espinafre. Poucos ingredientes, de fácil acesso e fica pronta rapidinho, assim como sua montagem. Anote:


Ingredientes


1 ½ xícara (chá) de espinafre cozido
1 xícara (chá) de queijo cottage
1/3 de xícara (chá) de queijo-de-minas light ralado
6 claras
1 ovo
1 cebola média picada
1 pitada de pimento-caiena
1 pitada de noz-moscada
Sal a gosto


Modo de preparo


Pré-aqueça o forno. Em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola até ficar translúcida.
Adicione o espinafre, mexa e reserve. Espalhe o queijo-de-minas e o espinafre por toda a forma. Depois bata as claras, o ovo, o cottage e os temperos. Finalize colocando a mistura sobre o espinafre no refratário. Asse por cerca de 30 minutos.

Quem aí gosta de espinafre? Eu adoro, principalmente como recheio de pratos light! Se fizer, não deixe de me enviar uma foto. ;)

8 de outubro de 2014

A importância da nutrição na gravidez

blog1.jpg


Durante a gravidez, ocorrem várias transformações no organismo materno. Essas transformações irão garantir o crescimento e desenvolvimento do bebê, e ao mesmo tempo, proteger o organismo da gestante.


Comer é bom, e isso não deve mudar, mesmo quando você está grávida. Mas, para atender a todas essas transformações, é necessário garantir um suprimento adequado de calorias e de nutrientes.


Durante a gestação, seus gostos, apetite e sistema digestório podem mudar bastante. São os famosos “desejos”, e isso é bastante normal, não se preocupe! Porém, lembre-se que esta não é uma época para mudanças radicais, portanto não passe de carnívora á vegetariana ou vice-versa, por exemplo. O melhor é simplesmente adaptar seus hábitos para que o bebê receba a melhor nutrição possível.


Listo pra vocês agora alimentos essenciais durante essa época tão bonita que é a gravidez:


  • Água : você deve beber em torno de 1,5 a 2 litros ao dia para auxiliar no transporte de nutrientes, regulação na temperatura do organismo, envolver e proteger o feto, além de auxiliar na lubrificação do trato digestório.
  • Aveia e linhaça: irão auxiliar no funcionamento intestinal que muitas vezes estará lento.
  • Frutas: irão fornecer um aporte maior de vitaminas e minerais para o organismo da futura mamãe e do bebê.
  • Carnes e peixes: são importantes porque trazem junto deles vitaminas e minerais que irão auxiliar na manutenção do organismo materno.

Adoro atender futuras mamães, se precisarem de ajuda, contem comigo! :)

3 de outubro de 2014

Receita: Picolé de Melancia

picole.jpg

Tem coisa melhor que um picolé geladinho nesse calor? Melhor ainda é uma versão caseira e magrinha! A melancia é uma fruta composta por muita água, o que a torna hidratante e menos calórica que o usual. Prepare suas forminhas e mão na massa!


Ingredientes:


½ melancia média
4 limões
10g de gengibre
200ml de suco de laranja
2 folhas de couve
½ maço de hortelã
stévia para adoçar


Modo de preparo:


- Bata a parte vermelha da melancia no liquidificador com o adoçante e adicione o suco de 3 limões.
- Peneire e comece a encher as forminhas. Leve ao freezer por 30 minutos.
- Depois que estiver firme, espete os palitos e leve ao freezer. Enquanto isso, bata a parte esbranquiçada da fruta e peneire. Despeje uma fina camada na forma e espere congelar.
- Por último, faça o suco verde, batendo o gengibre, o suco de laranja, a couve, a hortelã e o suco de 1 limão. Complete as forminhas e leve ao feezer até congelar.
- Para que eles fiquem mais parecidos com a fruta, coloque uma semente em cada forma e leve para congelar antes de começar.

Aproveite!