24 de junho de 2014

O ciclo do refrigerante no nosso organismo


Todos sabem que o refrigerante traz só males para o nosso organismo. Além de seu alto teor de açúcar (o que aumenta o valor calórico da bebida), os compostos presentes nos refrigerantes, como sódio, corantes, acidulantes e conservantes, podem apresentar sérios riscos à saúde a médio e longo prazo, como por exemplo retenção hídrica, visível inchaço nas pernas e membros inferiores, comprometimento do trato gastro intestinal, sensação de empachamento durante a refeição, desconforto gástrico, etc.

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso, provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças.

Conheça o ciclo do refrigerante no seu corpo após a ingestão:

10 min depois - É como ingerir 10 colheres de açúcar, 100% do recomendado por dia
20 min depois - O fígado começa a transformar o açúcar em gordura
40 min depois - A cafeína dilata as pupilas, sobe a pressão e o fígado bombeia mais açúcar
45 min depois - Aumenta a produção de dopamina, funcionando como a heroína
50 min depois - Aumenta o metabolismo e a excreção de cálcio na urina, uma das causas da osteoporose
60 min depois - Você urina colocando para fora cálcio, magnésio e zinco, que farão falta no seu organismo!

E esses são só os efeitos imediatos. Os problemas de saúde podem surgir ao passar dos anos com esta ingestão frequente. Se você ainda consome esta bebida, tente trocar por sucos naturais! Eles são mais saborosos, frescos e fazem muito bem para a saúde! No meu Facebook você encontra várias receitas de sucos funcionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário