26 de junho de 2014

Sobremesa na dieta pode?



Você é daqueles que acha que todo almoço só termina bem com um doce gostoso de sobremesa mas deseja manter o corpo sempre em forma, não se preocupe. Não é preciso abrir mão dessas delícias de vez, basta preparar a sobremesa certa!

Algumas trocas simples podem diminuir as calorias do prato sem perder o sabor!

Nas suas receitas doces, substitua o açúcar por adoçantes como a sucralose, que possui uma quantidade muito menor de calorias. Caso você não siga uma dieta calórica muito restritiva, inclua o mel no seu cardápio. Ele contém vitaminas e minerais, por isso é bem mais saudável do que os adoçantes artificiais e o açúcar refinado, que é pura caloria.

No caso do leite condensado, em muitas receitas você pode substituí-lo pelo iogurte natural e desnatado, como no preparo de mousses, recheios e coberturas.

Se você gosta de frutas, ponto pra você! Elas podem ser a base de sobremesas super saborosas e saudáveis. Aposte principalmente naquelas que possuem muita água na composição, como a melancia, que além de gostosa é ótima para hidratar o corpo.
Mas se você realmente não larga um chocolate por nada, substitua-o em pó pelo cacau, muito mais saudável e nutritivo, ou pela alfarroba, que tem o sabor bem parecido!
Essa semana na minha página no Facebook, estou dividindo com meus seguidores várias receitas de SOBREMESAS FIT, para quem não abre mão daquele docinho depois do almoço. São versões magras de doces que a gente adora! Se você gostou desse post, não pode perder!

Curta a página: www.facebook.com/carolcury.nutricionista e anote as suas receitas preferidas! :)

24 de junho de 2014

O ciclo do refrigerante no nosso organismo


Todos sabem que o refrigerante traz só males para o nosso organismo. Além de seu alto teor de açúcar (o que aumenta o valor calórico da bebida), os compostos presentes nos refrigerantes, como sódio, corantes, acidulantes e conservantes, podem apresentar sérios riscos à saúde a médio e longo prazo, como por exemplo retenção hídrica, visível inchaço nas pernas e membros inferiores, comprometimento do trato gastro intestinal, sensação de empachamento durante a refeição, desconforto gástrico, etc.

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso, provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças.

Conheça o ciclo do refrigerante no seu corpo após a ingestão:

10 min depois - É como ingerir 10 colheres de açúcar, 100% do recomendado por dia
20 min depois - O fígado começa a transformar o açúcar em gordura
40 min depois - A cafeína dilata as pupilas, sobe a pressão e o fígado bombeia mais açúcar
45 min depois - Aumenta a produção de dopamina, funcionando como a heroína
50 min depois - Aumenta o metabolismo e a excreção de cálcio na urina, uma das causas da osteoporose
60 min depois - Você urina colocando para fora cálcio, magnésio e zinco, que farão falta no seu organismo!

E esses são só os efeitos imediatos. Os problemas de saúde podem surgir ao passar dos anos com esta ingestão frequente. Se você ainda consome esta bebida, tente trocar por sucos naturais! Eles são mais saborosos, frescos e fazem muito bem para a saúde! No meu Facebook você encontra várias receitas de sucos funcionais.


20 de junho de 2014

Os alimentos campeões em sódio


O sódio é um mineral que em excesso pode ser causador de patologias como: hipertensão, acidente vascular cerebral, retenção de líquidos e problemas renais. Uma elevada ingestão de sódio influencia na perda óssea, pois juntamente com o cálcio, compartilha o mesmo sistema de transporte  no túbulo renal proximal.

O sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloro, e considerando que cada 1g de sal contenha 400mg de sódio, consumir 6g (2,4 de sódio) não traz malefícios para a saúde. É papel dos rins eliminar o excesso de sódio através da urina para manter o equilíbrio do corpo.

Os campeões em sódio:

1º Shoyo
2º Mortadela
3º Salame
4º Batata chips
5º Sopas instantâneas
6º Azeitonas e conservas
7º Queijos
8º Temperos prontos
9º Alimentos congelados
10º Macarrão instantâneo

Fique de olho e evite o sódio na sua alimentação!

17 de junho de 2014

Os alimentos da felicidade


Invista nos alimentos que potencializam aquela reação boa de felicidade, já que levam em sua composição, substâncias que aumentam a liberação da serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. São ótimos também para o bom humor e para quem sofre com o estresse:

Espinafre: Por ser rico em potássio e ácido fólico, ajuda nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas. Além de depressão, a ausência deles no organismo é responsável por problemas como cansaço, insônia, fraqueza, apatia, entre outros efeitos.
Grão de bico: Com o grão-de-bico, a produção de serotonina no corpo ganha um upgrade, já que o alimento é rico em triptofano, o aminoácido responsável pelo bom humor. De acordo com a nutricionista, quando se consome carboidratos, também presentes no grão-de-bico, eles estimulam a passagem de triptofano para o cérebro, ajudando na produção de serotonina e na sensação de felicidade.
Pimenta: Além de ajudar a emagrecer, por aumentar o metabolismo, a pimenta dá sensação de euforia, reduz o estresse e melhor a depressão. Tudo isso é efeito da chamada capsaicina, que dá o sabor ardido ao tempero.
Mel: Além do alto índice de glicose presente no mel, que provoca sensação de prazer devido à serotonina liberada, esse alimento possui minerais como o potássio e cálcio. Esses dois elementos possuem ação contra a depressão e ajudam a acalmar.
Banana: Reunindo vários nutrientes presentes nos alimentos anteriores, a banana é uma boa opção para ficar mais feliz por meio da alimentação. Em sua composição há triptofano, magnésio, carboidratos, potássio, e as vitaminas B6 e biotina. Também chamada de piridoxina, a vitamina B6 previne depressão, ansiedade, irritação e ainda atua no sistema cognitivo, com a síntese de neurotransmissores.
Salmão: Além de diminuir os níveis de colesterol do sangue e melhorar o funcionamento do cérebro e do coração, o ácido graxo ômega 3 presente no salmão é muito importante para manter o bom humor.
Invista nesses alimentos e tenha dias - além de saudáveis - bem felizes! :)

12 de junho de 2014

As calorias das bebidas alcoólicas mais consumidas


As bebidas alcoólicas são saborosas e boas para descontrair e relaxar, porém podem ser vilãs na vida de quem quer emagrecer. O álcool, além de não possuir nenhum nutriente bom para o organismo, tem bastante calorias.
Confira a lista de bebidas e drinks e suas calorias:
Aguardente - 1 dose de 50 ml: 115 kcal
Batida de frutas com leite condensado - 1 copo de 200 ml: 504 kcal
Caipirinha - 1 copo de 200 ml: 300 kcal
Cerveja - 1 lata de 350 ml: 151 kcal
Champagne - 1 taça de 125 ml: 110 kcal
Chopp - 1 tulipa de 300 ml: 180 kcal
Conhaque - 1 dose de 50 ml: 125 kcal
Rum - 1 dose de 50 ml: 110 kcal
Saquê - 1 cálice de 35 ml: 50 kcal
Smirnoff Ice - 1 long neck de 275 ml: 240 kcal
Tequila - 1 dose de 50 ml: 110 kcal
Vinho tinto - 1 taça de 125 ml: 107 kcal
Vodka - 1 dose de 50 ml: 120 kcal

No final de semana, quando for escolher o seu drinque, dê uma olhada melhor nas calorias de cada bebida. Será que vale a pena trocar o esforço na academia da semana inteira por algumas horas de diversão?

Uma taça de vinho pode ser o suficiente para completar a sua noite. Além de gostosa, essa bebida faz bem pro coração, diminui os ricos de infarto e o colesterol. Outra dica é fazer um drinque fake, que já ensinei lá na minha fanpage no Facebook: http://on.fb.me/1kQjgqp

Espero que tenham gostado das dicas. :)
Até a próxima!

10 de junho de 2014

As vitaminas e como adquirí-las


Para ter uma saúde perfeita precisamos de todos os nutrientes de forma balanceada. As vitaminas são compostos orgânicos considerados essenciais, isso quer dizer que não são produzidas pelo nosso próprio organismo e por isso precisamos consumi-las sempre. Temos que ter muito cuidado com as vitaminas, porque tanto os excessos como a falta podem causar sérias doenças. Confira quais são elas e como você pode adquiri-las:
Vitamina A - é uma vitamina lipossolúvel, chamada de retinol em referência à retina, pois apresenta papel essencial na visão, crescimento e desenvolvimento ósseo, imunidade e reprodução normal.
Onde encontrar: carne de fígado, na cenoura, no espinafre, na batata-doce, melão, brócolis, damasco.

Vitamina C - Conhecida como a vitamina antiescorbuto, é facilmente absorvida a partir do intestino delgado para o sangue. Também é uma vitamina considerada antioxidante e auxilia a absorção de ferro.
Onde encontrar: acerola, pimentão verde, abacaxi, goiaba, laranja, tangerina, morango, kiwi, limão.
Vitamina D- Vitamina reconhecida como anti-raquitismo, encontrada primeiramente no óleo de figado de bacalhau, capaz de curar o raquitismo, mas sua forma ativa necessita da síntese renal.
Onde encontrar: arenque (peixe), salmão, sardinha, fígado de frango, óleo de figado de bacalhau.
Vitamina E - Vitamina antioxidante, protege as membranas celulares da deterioração por radicais livres e é reconhecida como uma vitamina antienvelhecimento.
Onde encontrar: amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, gema de ovo, nozes, gérmen de trigo.
Folato - É essencial na divisão celular, formacão de hemácias e leucócitos na medula óssea e para sua maturacão.
Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, bife de boi magro, feijões, lentilhas, aspargos, brócolis, couve.
Ácido pantotênico - Está envolvido na síntese de colesterol, fosfolipídeos, hormônios esteroides. É essencial no metabolismo celular.
Onde encontrar: fígado, gema de ovo, leveduras.
Biotina - Também conhecida como vitamina H, funciona como coenzima para reações envolvidas na síntese de aminoácidos e purinas e é importante na produção de ácidos gordos, que são essenciais na manutenção de pele, cabelo, unhas, bem como todo o restante tecido conjuntivo.
Onde encontrar: cogumelos, gema de ovo, fígado, frutas (melão, morangos, melancia).
Vitamina B1 (Tiamina) - tem papel fundamental na transformação energética e condução de membranas e nervos. Possui elementos de defesa contra infecções, ajuda nos desenvolvimento dos dentes e a conservação do esmalte, no desenvolvimento ósseo e ajuda na proteção respiratória.
Onde encontrar: fígado, vísceras, legumes, grãos integrais, germe de trigo, gema de ovo.
Vitamina B2 (Riboflavina) - funciona como coenzima FAD, componente essencial à produção de energia através da cadeia respiratória. Age na regeneração sangüínea, no trabalho cardíaco, aparelho ocular e no fígado. Ajuda na cicatrização de feridas nos lábios, língua, ferida na boca.
Onde encontrar: queijo cottage, vísceras, carnes magras, folhas verde-escuras.
Vitamina B3 (Niacina) - funciona como componente das coenzimas NAD e NADP, que estão presentes em todas as células. É importante para a manutenção do equilíbrio da pele e sistema nervoso.
Onde encontrar: peixes, amendoim, legumes, aves, carnes magras.
Vitamina B6 (Piridoxina) - São coenzimas relacionadas ao metabolismo proteico, auxiliando na manutenção do sistema imunológico.
Onde encontrar: carne de porco, vísceras, legumes, banana, batata, aveia.
Vitamina B12 (Cobalamina) - Efetiva no tratamento de anemia permiciosa. É uma substância cristalina vermelha e hidrossolúvel. A cor vermelha deve-se ao cobalto. É fundamental ao funcionamento do trato gastrintestinal, medula óssea e tecido nervoso.

Onde encontrar: fígado de boi, ovos, peixe, queijos e carnes.

5 de junho de 2014

O que comer no jantar?


Depois do sucesso do post com opções de cardápio para o café da manhã, resolvi fazer um post também dando dicas para o jantar. Por ser a última refeição importante do dia e a mais difícil de ser digerida (pois na maioria das vezes jantamos um pouco antes de dormir), a comida não pode ser muito pesada. Os carboidratos complexos não são indicados, pois irão atrapalhar a dieta e o sono. Confira algumas opções interessantes e saborosas:

Opção 1:
1 wrap integral recheado com frango e vegetais

Opção 2:
1 omelete (1 gema e 2 claras) com tomate e espinafre (foto)

Opção 3:
Caldo/sopa cremosa de abóbora cabotiá
Crotouns integrais

Opção 4:
Salada de folhas com tomate e cenoura
1 filé de peixe

Opção 5:
1 pizza de frigideira integral (Rap10) com atum, tomate e temperos

Opção 6:
Abobrinha ou beringela assada com recheio de frango

Estas são apenas algumas opções. Você pode alternar as proteínas e vegetais dos pratos para não ficar enjoativo. Abuse da criatividade!

Sim, tem como se alimentar de coisas saborosas sem sair da dieta! :)

2 de junho de 2014

O que comer no café da manhã?



O café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que seu corpo passa muitas horas sem alimentação devido ás horas de sono. Muita gente usa como desculpa a preguiça de acordar mais cedo, ou que sai com pressa de casa, mas pular o café da manhã não é nada saudável e um péssimo hábito para quem quer emagrecer e ter uma vida saudável!


Ainda me questionam muito sobre o que é recomendável ou não comer na primeira refeição do dia e sobre receitas fáceis pra esse momento. Então anote algumas dicas de cardápio:


Opção 1:
1 omelete (2 claras e 1 gema) com ricota
1 copo de suco verde


Opção 2:
2 torradas integrais com queijo cottage ou ricota
1 maçã


Opção 3:
1 iogurte natural desnatado
1 banana fatiada com canela


Opção 4:
1 sanduíche de pão integral com uma proteína magra
1 xícara de chá verde


Opção 5:
1 taça de salada de frutas
1 polenguinho


Opção 6:
1 porção de mix de castanhas
1 copo de smoothie de morango (tem receitinha aqui no blog: http://bit.ly/1outPXn)


Aproveite as dicas e não deixe de se alimentar ao acordar, é muito importante!

Até a próxima!