21 de dezembro de 2011

Como alimentar nas festas de Natal e Ano Novo!

Fim-de-ano se aproximando é sinônimo de muitas festas e comemorações.

Normalmente os alimentos consumidos nessas reuniões são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar mas sempre é hora de começar uma re-educação alimentar. De que forma?

Na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.

Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.

Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc).

Dê preferência as preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.

Alterne o consumo de bebida alcoólica com a ingestão de 1 copo de água para diminuir os efeitos do álcool, principalmente com relação à desidratação. Modere o consumo, pois a bebida alcoólica é calórica. Dentre as opções de bebida alcoólica, prefira os fermentados, como champagne, vinho branco seco, vinho tinto e a cerveja. Evite os destilados, como uísque e vodca, pois são mais calóricos.
Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano.

Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

Prepare sua ceia com uma pitadinha de carinho, uma xícara de compreensão, uma colher de humildade e muitas xícaras de amor ao próximo, e você verá que seu ano será como um bolo bem crescido, um assado apetitoso e uma sobremesa nunca vista de tão deliciosa, e saboreie tudo com o coração.


Vale a dica!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário